Por muitas vezes eu tive preconceito com todo o holofote e mídia que um tal goleiro tinha, mas aos poucos, pude me conscientizar de que o futebol moderno, precisa de mais planejamento, gestão esportiva e treinamento específico no campo de jogo. Se pensarmos em goleiro temos uma referência nas últimas duas décadas que se chama Manuel Neuer, o goleiro alemão, revolucionou a meta do esporte bretão. Mas falando de Brasil, temos um cara pronto, que talvez em um futuro próximo possa ser o nosso Neuer, já que na minha opínião, falta sequência de jogos e títulos pela seleção brasileira.
Seu nome? Ederson Santana de Moraes.
Muito técnico e com um passe longo espetacular, ele pode não ter o maior tempo de reação ou envergadura, mas tem um espírito guerreiro evidenciado em suas saídas da pequena área, aliado a uma agressividade e técnica inigualável com os pés, isso para um goleiro é o combo perfeito para realizar a armação de jogadas desde a defesa ou até mesmo realizar assistências de uma área a outra, veja, eu disse assistencia e não ligação direta.
Pensando nisso, escolhi Ederson para montar um novo time no Dream Team do Efootball, após realizei um treino pontencializando as suas habilidades de passe curto e longo, imagine, ele ficou com habilidades ou iguais a de um meio-campista, veja abaixo o treino realizado:


Acredite, com estatísticas de 78 e 79 para passes curtos e longos respectivamente, temos uma máquina de assistências, principalmente quando se joga Efootball online, contra supertimes com jogadores especiais de overall acima de 100 é fundamental ter Ederson no time titular e, se possível, captar um talento semelhante para a reserva. É inegável a importância da saída de bola com os pés de um goleiro, seja em um time que joga com a posse da bola como premissa ou até mesmo em casos de times que utilizam a estratégia de contra-ataque ou contra-ataque rápido (que é o meu caso, mais assertiva contra adversários apelões).
Não acredita em mim? Então veja os números. Na última temporada, Ederson acertou 86% dos seus passes curtos e 65% dos seus passes longos. Ele deu 11 assistências para gol, sendo 4 delas de dentro da sua própria área. Ele também foi o goleiro que mais participou das jogadas ofensivas, com 35% de participação.
Ederson Moraes é um fenômeno. Ele não é só um goleiro, ele é um armador. Ele faz parte da geração “Neuer” de goleiros que sabem jogar com os pés e com a cabeça. Ele é o sonho de qualquer técnico e de qualquer torcedor. Ele é o Ederson Moraes.